Assertividade – mais do que um comportamento, uma forma de comunicação eficaz.

Por: César Ayer

Primeiro, acredito que seja importante esclarecer o conceito de assertividade. O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, consolidar, confirmar e declarar com firmeza.

Ao assumir uma comunicação assertiva, nós desenvolvemos relações maduras e produtivas no ambiente profissional, familiar e também em situações do cotidiano que envolvam outras pessoas. Somos testados diariamente em nossa assertividade e, às vezes, não temos consciência disso.

Entendemos assertividade como uma forma de comunicação “ganha x ganha”, ou seja, uma comunicação criativa, transparente, por meio da qual expressamos nossas necessidades, nossos pensamentos e sentimentos de forma honesta e direta, sem violar os mesmos direitos dos outros.

Comunicando-se de forma assertiva podemos atingir nossos objetivos e metas profissionais e pessoais com persistência, porém adotando uma postura ética. Para Aristóteles o meio-termo é o critério de inclusão de si e do outro. Sendo assim, podemos concluir que a comunicação assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão) e outro por falta (submissão).

A comunicação assertiva objetiva uma mudança do comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptados a todos os tipos de personalidade. No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera importante a construção de parcerias “ganha x ganha”.

A linguagem assertiva, verbal e não verbal, visa o autorrespeito e o respeito pelos outros, buscando uma solução para os conflitos que satisfaça aos interesses das partes envolvidas. Quando adotamos uma comunicação assertiva, conseguimos estabelecer as duas direções que flexibilizam e dão equilíbrio à relação com o outro: Influenciar e ser influenciado. A comunicação assertiva é realmente uma ferramenta eficaz para promover a qualidade de sua vida pessoal e profissional, dando-lhe credibilidade nos diversos papéis que desempenha, no ambiente profissional, familiar ou social.

Uma comunicação assertiva nos possibilita:

  • Dizer não quando não concordamos, não podemos ou não queremos fazer algo;
  • Falarmos sobre nós próprios sem monopolizar;
  • Expressarmos elogios sinceramente, porque acreditamos que o outro é merecedor;
  • Expressarmos concordância quando necessário;
  • Pedirmos esclarecimentos quando explicações são insuficientes;
  • Perguntarmos o por quê quando algo não parece favorável;
  • Assumirmos a responsabilidade por nossas palavras.

Quanto melhor for a nossa comunicação assertiva, mais criaremos e sustentaremos relacionamentos interpessoais positivos e produtivos focados na condição “ganha x ganha”.  Pense nisso…

Bibliografia: Seja Assertivo  – Vera Martins

Sobre Crescimentum

A Crescimentum começou seus trabalhos com foco em Coaching de executivos e logo agregou uma área focada em treinamento para líderes de empresas. Combinando o Coaching individual com o treinamento formal, tornou-se rapidamente referência no trabalho de formar e desenvolver líderes. O grande diferencial da Crescimentum está na sua equipe, que agrega profissionais com experiências e formações diversas. A equipe é composta por ex-executivos do mercado e também por profissionais com larga experiência na área de Recursos Humanos. Isso faz com que o resultado do trabalho tenha, ao mesmo tempo, embasamento técnico e prático.
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