45’ do 2º tempo

Por: César Ayer

Tenho acompanhado na mídia a grande preocupação nacional com o andamento dos preparativos para a Copa de 2014. Muito diz que me diz e pouquíssima ação. Alguns políticos, como o Prefeito e o Governador de São Paulo, dizem não se preocupar, pois tudo esta acontecendo dentro do planejado. Planejado? Tenho a impressão de que novamente nos deparamos com um velho problema nacional: a falta de planejamento.

Mas não é simplesmente a falta de um planejamento do tipo “O que vamos fazer? Quem vai fazer? Onde será feito? Como será feito? Quanto custará? Quanto tempo vai levar?”, mas, algo mais estratégico. Algo que contemple coisas como: Visão Sistêmica, Aprendizado Social, Cultura de Inovação, Liderança, Constância de Propósitos, Visão de Futuro, Geração de Valor, Desenvolvimento de Parcerias, Responsabilidade Social etc.

Até o momento estamos mostrando ao mundo o nosso “amadorismo” e imaturidade para lidar com um evento de tal expressão. Acredito que na cabeça da maioria dos Brasileiros (povo que não desiste nunca) a afirmativa “Não precisa se preocupar! No final, tudo dará certo” é uma crença forte e que se reflete em muitos comportamentos diários. Pode até ser, mas a que preço?

Fiz essa introdução inicial para promover algumas reflexões: por que temos tanta dificuldade em trabalhar com o planejamento? Há duas possíveis respostas, ou não sabemos fazer um bom planejamento, e se não sabemos precisamos aprender e treinar, treinar muito, até nos tornarmos especialistas, ou porque não acreditamos na importância dele para melhores resultados, neste caso devemos adotar uma maior consciência da sua importância, aprender a fazer e treinar, treinar muito, até nos tornarmos especialistas.

Dentro do contexto organizacional, me deparo constantemente com pessoas que dizem não ter tempo para planejar e, se tiverem que parar para planejar não consegue fazer o que precisam, gerando atrasos nas suas entregas diárias. Gostaria de entender porque o planejamento é visto por algumas pessoas e empresas como algo que está à parte do trabalho.

Temos tempo para corrigir erros e lidar com retrabalhos, no entanto, nos falta tempo para planejar. Se voltarmos um pouco para o passado e nos lembrarmos de algumas atitudes ficará claro que temos comportamentos que reforçam a cultura da falta de planejamento e de deixar as coisas para a última hora, correndo riscos e acreditando que no final tudo dará certo. Na escola, deixávamos para estudar na semana da prova ou até mesmo um dia antes, deixávamos para entregar o imposto de renda na última hora etc.

Agora, vamos para o mundo corporativo e levamos esta cultura para as relações interpessoais, intraorganizacionais e interorganizacionais. O que fazer para melhorar a cultura do planejamento e da pontualidade? Não seria a pontualidade um reflexo do planejamento? Quais as vantagens de se trabalhar com o planejamento estratégico? Que tal adotarmos a cultura da pontualidade através de um planejamento estratégico estruturado, gerando resultados extraordinários dentro do prazo, com tempo para comemorações e sem deixar nada para resolver aos 45’ do 2º tempo?

Pense nisso!

Sobre Crescimentum

A Crescimentum começou seus trabalhos com foco em Coaching de executivos e logo agregou uma área focada em treinamento para líderes de empresas. Combinando o Coaching individual com o treinamento formal, tornou-se rapidamente referência no trabalho de formar e desenvolver líderes. O grande diferencial da Crescimentum está na sua equipe, que agrega profissionais com experiências e formações diversas. A equipe é composta por ex-executivos do mercado e também por profissionais com larga experiência na área de Recursos Humanos. Isso faz com que o resultado do trabalho tenha, ao mesmo tempo, embasamento técnico e prático.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s