O Jornal da Minha Vida

Estava lendo o jornal de domingo e pensei: Como seria ter um jornal no qual o tema central fosse a minha vida?

Pare por um minuto e pense: quais seriam as notícias e as manchetes que estariam no jornal da sua vida? Coisas boas, ruins, conquistas e, principalmente, quais seriam os seus desafios pessoais e profissionais para atingir um único propósito: o seu crescimento.

Podemos começar dividindo esse jornal em quatro cadernos, como um jornal mesmo. Vamos começar com Comportamento, Esportes & Saúde, Mundo e Carreira. Para escrever cada caderno, dedique um tempo sozinho, anote e reflita sobre cada ponto levantado e aproveite para fazer uma analogia com a sua vida atual.

Comportamento

Quem não é visto, não é recordado, por isso, já dizia Dalle Carnegie, que o som mais nobre e doce para uma pessoa, é o seu nome! Você já experimentou chamar um garçom pelo nome e observar o seu atendimento? Já parou para pensar que cada vez que você faz uma gentileza a alguém, gera-se uma dívida de gratidão e você poderá contar com essa pessoa depois? Ou ainda, experimente dar 100% de sua atenção por 5 minutos a alguém em uma conversa, sem olhar no celular nenhuma vez. Se você ainda não fez isso, reflita e comece a agir!

“O melhor networking não é ter milhões de pessoas interessantes no celular e sim ter o seu número no telefone de dezenas de pessoas.”

Faça a diferença e, principalmente, encante cada pessoa de maneira única com pequenas atitudes criando grandes relações.

Esportes & Saúde

Hoje em dia, um dos fatores decisivos para fechar a compra de um automóvel é o prazo de garantia. Alguns dão aos seus clientes 5 a 6 anos de garantia, enquanto outros dão 2 ou 3 anos. O fator subliminar aí é que, para manter essa garantia, devemos fazer todas as revisões na quilometragem ou no prazo correto em redes autorizadas. Quando você deixa de fazer uma, perde-se a garantia.

Observando isso, pense sobre o personagem mais importante desse exemplo: “VOCÊ”. Como estão suas revisões? Você está indo periodicamente ao médico ou anda postergando, alegando não ter doenças para tal? Como você está cuidando da máquina mais perfeita e complexa do mundo: o seu corpo? Como está a sua alimentação? Tem praticado exercícios? Tem dormido bem? E, a pergunta mais relevante:

Estudos comprovam que executivos que praticam atividade física, que possuem alimentação balanceada e qualidade no sono, aumentam em 70% o seu poder sobre tomada de decisão e 40% em sua produtividade, tendo maior energia e disposição para vida pessoal e profissional. Sabendo disso, o que você está fazendo para manter-se saudável e disposto para viver a sua vida com qualidade?

Mundo

O mundo de hoje não é o mesmo de ontem e, nem será o mesmo amanhã. Milhões de mudanças ocorrem o tempo todo e, se quisermos acompanhá-las, ficaríamos malucos e  mesmo assim não conseguiríamos.

Pensando nisso, vem uma reflexão sobre: “o que de fato eu quero acompanhar?”,  “Onde está o meu foco?”

Algumas pessoas viajam pelo mundo e se esquecem de pensar onde querem chegar. Elas fazem coisas soltas, aliás muitas coisas, indo de um lado para o outro tentando abraçar o mundo.

Dedique um tempo para refletir sobre uma única coisa: como você quer que esteja a sua vida profissional e pessoal daqui a um ano? Se chegar a uma resposta diferente da sua vida hoje, pense no que você terá que começar a fazer para chegar ao estado desejado.

Carreira

Você pode ter uma carreira excelente hoje, fruto de escolhas, renúncias e aprendizados do passado, mas isso não garante o sucesso de amanhã.

Algumas pessoas chegam a determinados estágios da carreira, dizem que já fizeram de tudo e não precisam mais provar nada, afinal, time que está ganhando não se mexe, não é verdade?

Uma das coisas que pude aprender em minha carreira é que quanto mais você cresce, mais pontos fracos aparecem. Pois é, seus pontos fracos de hoje podem não ser os de amanhã, mas lembre-se de trabalhá-los todos os dias, buscando o crescimento e evolução constante.

Além disso, já foi  comprovado que fora da zona de conforto as pessoas se desenvolvem mais rápido, procurando novas formas para fazer e aprender coisas e, com isso, aumentam a bagagem de experiência e conhecimento. Então, qual tipo de profissional que você quer ser? O que possui 5 anos de experiência e 1 ano de conteúdo ou o que tem 5 anos de experiência e 5 anos de conteúdo?

Primeira Página

Essa é a parte mais interessante do “Jornal da Sua Vida”. Após refletir sobre os cadernos anteriores, o que estaria na capa do seu jornal?

Se preferir, escreva a capa com a data de daqui um ano e conte como sua vida pessoal e profissional estará. Lembre-se sempre de que o personagem principal é você!

Se não quiser escrever, é sinal de que o seu jornal, suas histórias ou o principal personagem desse jornal não são interessantes para você.

Pense nisso!

Por: Caê Nóbrega – Consultor da Crescimentum, formado em Educação Física, com especialização em Administração e Marketing. Especialista em Treinamentos comportamentais com foco em comunicação, relacionamento interpessoal e liderança.

Sobre Crescimentum

A Crescimentum começou seus trabalhos com foco em Coaching de executivos e logo agregou uma área focada em treinamento para líderes de empresas. Combinando o Coaching individual com o treinamento formal, tornou-se rapidamente referência no trabalho de formar e desenvolver líderes. O grande diferencial da Crescimentum está na sua equipe, que agrega profissionais com experiências e formações diversas. A equipe é composta por ex-executivos do mercado e também por profissionais com larga experiência na área de Recursos Humanos. Isso faz com que o resultado do trabalho tenha, ao mesmo tempo, embasamento técnico e prático.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s