O NETWORKING NA LIDERANÇA

Por Caê Nóbrega

Você está inserido em redes de relacionamento desde sempre e não se dá conta de como ter resultados extraordinários com o uso do networking?

O poder do networking vem somar a inúmeras ferramentas efetivas encontradas hoje em dia que, quando utilizadas da forma correta, podem abrir portas e criar oportunidades que até então não seriam possíveis.

Algumas pessoas erroneamente acreditam que ser o “ninja dos cartões” – trocando cartões de visitas com 30 segundos de conversa – ou adicionar pessoas desordenadamente em redes sociais são as melhores estratégias.

Veja a seguir algumas dicas de como utilizar o Networking como uma importante e eficaz ferramenta que poderá ajudá-lo a conquistar resultados extraordinários.

Fidelize seu networking

Dedique um tempo para mapear as pessoas que estão em sua rede de relacionamento, virtual ou não, e veja com quantas pessoas efetivamente você mantém contato. Não adianta ter 1.000 pessoas no LinkedIn e se relacionar pessoalmente apenas com 10.

Lembre-se: mais vale conversar e prestar atenção de fato em 10 pessoas em um congresso, que irão lembrar quem é você na ligação do dia seguinte, do que ter 80 cartões de visitas de pessoas que nem irão te atender. Dê atenção às pessoas.

Carreira e Novas Oportunidades

Os relacionamentos profissionais estão sendo uma valiosa moeda no setor corporativo. Ajude para ser ajudado e tenha quem interceda por você quando surgirem oportunidades. Muitas vezes você manda milhões de currículos e nada, mas com uma indicação você ganha cinco novas oportunidades. Relacionamentos abrem portas que estariam fechadas.

Soluções baratas

Uma amiga confidenciou-me que estava com problemas para contratação em suas novas unidades em outros estados. No mesmo momento, pedi ajuda a um contato local que me indicou 30 pessoas, das quais 20 foram contratadas. Ter networking ajuda a agilizar alguns processos, reduzindo custos e, principalmente, tempo.

Quando você possui uma rede eficiente e variada, você possui na verdade “consultores” que podem te auxiliar na resolução de inúmeros problemas.

Crescimento & Aprendizagem

Buscamos conhecimentos em livros, artigos e outros materiais, mas não nos damos conta de que as pessoas possuem variadas fontes de experiência bem diferentes, sendo fontes de conhecimento. Valorize as experiências vividas pelas pessoas e aprenda com suas histórias.

Não tenho como imaginar minha carreira sem o networking. Hoje, com uma rede de relacionamentos, posso chegar onde as oportunidades estão, estar com as pessoas certas, nos momentos certos para realizar negócios e produzir crescimento pessoal e profissional.

Convido você a desfrutar dessa poderosa ferramenta! Ela será a chave-mestre para abrir muitas portas!

Sobre Crescimentum

A Crescimentum começou seus trabalhos com foco em Coaching de executivos e logo agregou uma área focada em treinamento para líderes de empresas. Combinando o Coaching individual com o treinamento formal, tornou-se rapidamente referência no trabalho de formar e desenvolver líderes. O grande diferencial da Crescimentum está na sua equipe, que agrega profissionais com experiências e formações diversas. A equipe é composta por ex-executivos do mercado e também por profissionais com larga experiência na área de Recursos Humanos. Isso faz com que o resultado do trabalho tenha, ao mesmo tempo, embasamento técnico e prático.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a O NETWORKING NA LIDERANÇA

  1. Concordo contigo Cae, pois uma rede de relacionamento é como músculo, deve estar sempre vigoroso. Quando se procura uma pessoa com um determinada competência, a pessoa encontrada deve, para te ajudar, lembrar de vc com o mínimo de carinho, mesmo que movida por outra intenção ou que não seja a de apenas ajudar alguém que necessita. Ser amável com a rede é fundamental.

  2. Michel Olivio Silva diz:

    Interessante o “post” e como os conhecimentos e experiências vivenciados por alguém podem ser passados adiante através de uma poderosa ferramenta: a escrita, somado com o gigantesco poder de comunicação proporcionado por meio da internet. Valorizar as pessoas, ouvindo-as, mantendo contato e ajudando-as sempre que possível, torna-nos melhores como seres humanos e consequentemente isto se reflete na vida profissional. Parabéns pela mensagem!

  3. Olivio Jr diz:

    Parabenizo iniciativa, mensagem deveras apropriada. Fomos criados sociais.

Deixe um comentário